Recent Posts

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Modernização das lavanderias e mutação do jeans

Foi a partir dos anos 80 que surgiram as primeiras lavanderias domésticas, compostas apenas por uma máquina de lavar e outra de secar. Desde então as lavanderias e os processos de lavagens só evoluiram, as lavanderias deixaram de ser domésticas e passaram a ser industriais, utilizando de vários recursos tecnológicos para dar personalidade ao jeans.


O jeans passa por diversos processos de transformações, ele pode ser trabalhado de acordo com a moda , desde o simples e prático amaciado, ao sofisticado bigode 3D e jateamento de areia. Na lavagem do jeans são usados produtos com pigmentos, enzima e corantes. Podem sofrer atritos com pedras (pedra-pomes) ou passar por processos manuais, que é o caso dos lixados, puídos, jatos de areia e espatulado. Com a utilização desses recursos tecnológicos e dos processos manuais o jeans vai ganhando uma cara nova, saindo do "cru"e enchendo os olhos de quem o vê.


Tudo que formos fazer, principalmente nós do mundo de moda, temos que nos preocupar com a presrvação do meio ambiente. Além da beleza do jeans lavado, temos que nos preocupar com a economização dos recursos naturais.

Sabemos que nas lavanderias são utilizada lenha e há um grande disperdício de água, para nossa felicidade já tem algumas lavanderias com projetospara instalacão de painéis solares, para reduzir o consumo de lenha, e rede de captação de chuva para reduzir o consumo de água.

"Adorei estar passando essas informações para vocês e pricipalmente de estar postando no blog da Bruninha. Bjus amiga!"

Ah.... aguardem por algumas dicas de lavagem para custumização do seu jeans.

Matéria escrita por Samara Duarte

2 comentários:

Anônimo disse...

Samaritaaa pekenina .. seu tamanho nao condiz com sua expert sabedoria sabe ne .. somos bem maior do que nossa estetica nos proporciona .. hahah mais isso é verdade VOCÊ ARRASOU NESSA POSTAGEM !! aadorrei .. parabens

Brunicassss essa nosssa amiga é shooooow ! bjuu p/ duas

Ass: Paulinha

Bruna Castelo disse...

Samarita arrasou!!!! Convidada de honra do blog!
Aguardem o post sobre Make-up da Paula Pinheiro!!!! em breve aqui no vida de moda!

Postar um comentário

Adoooro quando você comenta aqui! :D